28 fev Você conhece o “Fluxo de Valor de Pessoas”?
A Toyota tornou-se o foco de estudos, inicialmente, devido ao “Sistema Toyota de Produção” – enaltecido como um sistema altamente flexível, ágil, eficaz e inovador… um sistema “enxuto”! Porém, o “Modelo Toyota” é mais que um sistema de produção, é o resultado de uma combinação única da cultura japonesa, da liderança da família Toyota, da influência de grandes especialistas americanos e da evolução específica do grupo Toyota. A cultura ocidental é um desafio particularmente forte para o “Modelo Toyota” devido ao forte individualismo ocidental, o pensamento reinante de curto prazo, o modo diferente de pensar sobre causa e efeito… Apesar disso, o sucesso da Toyota em operações por todo o mundo dá esperanças às empresas que querem, sinceramente, aprender a se tornar uma empresa Lean.
Um dos principais fatores que impedem o sucesso de várias jornadas Lean é o desconhecimento da importância de criar um forte “sistema humano” que complemente os sistemas técnicos de forma a criar a cultura necessária para o sucesso da implementação do Lean System. Os sistemas de produção Lean são projetados para, fundamentalmente, expor problemas, obviamente, é necessário, então, resolvê-los. Os “sistemas humanos” da Toyota contêm um “fluxo de valor central” que busca agregar valor à todos os membros da organização. A solução de problemas e a melhoria contínua são o foco da organização, as pessoas são apoiadas nas atividades de kaizen e na aprendizagem por líderes comprometidos e conhecedores do sistema de gestão diário e da importância de desenvolver as pessoas. Além disso, os sistemas de RH são projetados e implementados para apoiar os fluxos de valor de pessoas e de produção.
Boa parte dos profissionais que trabalham com o Lean conhece e utiliza o VSM – Mapeamento do Fluxo de Valor – que foca, basicamente, os fluxos de material e de informações. Porém, o fluxo de valor de pessoas, comporto por um ciclo contínuo que aprofunda a capacidade, confiança e comprometimento dos colaboradores com a empresa, é, ainda, pouco conhecido. Entende-se que o sucesso do colaborador é o sucesso da empresa, e vice-versa. Assim, a Toyota não está apenas focada em fabricar automóveis de alta qualidade, mas, também, em “fabricar” pessoas de alta qualidade que agregarão valor à empresa e à toda a sociedade. O fluxo de valor de pessoas visa:
– Atrair as “pessoas certas” (capazes de prosseguir no fluxo de valor de pessoas);
– Orientar e desenvolver suas capacidades (seguir e melhorar o padrão de trabalho, entender os valores e a cultura da empresa);
– Envolvê-las em atividades de melhoria e integrá-las ao grupo (aqui as atividades de kaizen, CCQ e rotatividade de funções são fundamentais);
– Inspirá-las a absorver e praticar, em todos os momentos, os valores Toyota (criando alta identificação com a empresa e orgulho por trabalhar ali).
Fica claro que o sucesso nas jornadas Lean depende da compreensão do “Modelo Toyota”, da capacidade de enxergar o fluxo de valor de pessoas e de implementar ações, de acordo com sua realidade, que tenham por objetivo fundamental atrair, desenvolver, envolver, inspirar e reter talentos dentro da cultura Lean de forma a criar vantagem competitiva e agregar valor não só à empresa como também para toda a sociedade.
Grande abraço e sucesso na sua jornada Lean!