28 abr A origem do Lean Manufacturing
O Sistema Toyota de Produção (TPS) foi desenvolvido a partir da década de 1940, quando o Japão ainda sofria as consequências do pós-guerra, e despertou a atenção do mundo devido ao crescimento lucrativo da Toyota, ano após ano, mesmo em períodos nos quais o mundo enfrentava as habituais crises financeiras. O TPS ficou mundialmente conhecido como um modelo de “Produção Enxuta”, expressão traduzida de “Lean Manufacturing”, criada por John Krafcik, pesquisador do Massachusetts Institute of Technology – MIT.
O Sistema Toyota de Produção busca a eliminação completa dos desperdícios, que, via de regra, são muito maiores do que é imaginado pelos gestores, e, para isso, envolve mudanças profundas nas operações e, principalmente, na forma de visualizar e entender os objetivos fundamentais da indústria – coloca o cliente em primeiro plano e busca atendê-lo de maneira perfeita e com o menor custo do setor. Das origens dessa metodologia aos dias atuais, novos conceitos e técnicas consagradas foram agregadas, tais como a Teoria das Restrições e a Manutenção Produtiva Total (TPM), proporcionando maior alcance e eficiência ao implantar a metodologia e formatando o Lean Manufacturing – Manufatura Enxuta. Os resultados provenientes da adoção e implantação eficaz desse sistema tornaram a Produção Enxuta um modelo de gestão industrial bem sucedido, a ponto de ser adotado por empresas que atuam nos mais variados setores, em diversas partes do mundo.
Interessante destacar que as difíceis condições, no Japão e no mundo, que serviram como força motriz para a criação de um novo modelo de gestão das operações – dada a busca pela sobrevivência –, potencialmente, sempre existirão, devido aos ciclos da economia, forte tendência de intensificação da concorrência mundial e etc. Assim, todo “macrocenário” evidencia que, para garantir a sobrevivência e almejar o desenvolvimento sustentável, deve-se adotar técnicas e princípios de gestão que efetivam a estratégia da empresa com os menores custos do setor. Para isso, até então, não há nada mais inteligente do que o Lean Manufacturing.
Grande abraço e sucesso na sua jornada!